Lima 2019: Com Grummy no ataque, Brasil conquista o bronze

Gustavo “Grummy” Guimarães, atacante da Seleção Brasileira de Polo Aquático, conquistou mais uma medalha Pan-Americana. Desta vez, a medalha de bronze foi conquistada em Lima, no Peru, no último sábado (10) contra a Seleção da Argentina.

Na partida, realizada no Complexo Desportivo de Vila Maria del Triunfo, o atacante marcou uma vez e somou 17 gols na competição. O Brasil venceu a Argentina por 9 a 6. A equipe, em um jogo disputado, perdeu para o Canadá na semifinal da competição por 8 a 7.

“Não era o jogo que gostaríamos de estar. Queríamos estar na final disputando uma vaga nas Olimpíadas. Mas o esporte tem dessas. A partida que exigiu muito de nós, já que vínhamos de uma dura derrota no fim. O time teve caráter de entrar forte nesse jogo e mostrar que merecia a medalha”, comentou.

O jogador, de 25 anos, participou de seu terceiro Jogos Pan-Americanos e conquistou sua terceira medalha. Ele tem um bronze em Guadalajara 2011 e uma medalha de prata nos Jogos de Toronto 2015.

“Para mim a medalha tem um gosto especial. São três participações em Jogos Pan-Americanos. No início um garote, pequeno, inexperiente. Uma emoção incrível. No segundo um time formado para os Jogos Olímpicos. Agora mudamos. Sou um dos mais experientes. Somente eu e mais dois eram medalhistas. Uma sensação gostosa de levar essa experiência para eles”, explicou Grummy.

Na semifinal o Brasil foi derrotado pelo Canadá, por 8 a 7. A equipe venceu Porto Rico pelas quartas-de-final da competição, além do Peru, México e a Argentina na fase de grupos.
Os Estados Unidos foi campeão da competição e conquistou a vaga para as Olimpíadas de Tóquio. Agora, o Brasil vai em busca da vaga em um torneio pré-olímpico.

“Foram diversas viagens, Rio de Janeiro, Califórnia, China, Coreia do Sul e agora Peru. No Mundial percebemos que temos muito que melhorar e evoluir. Eles jogam praticando outro polo aquático. No Pan estava perfeito: 4 jogos e 4 vitórias. Perdemos para o Canadá no fim, tomamos a virada no fim. Contra a Argentina muita briga, confusão. Um clássico típico. Importante é que a medalha está vindo para o nosso peito. Queria dividir essa medalha com jogadores, evento, família, família. Isso é de todos. Essa medalha vai para o Brasil depois de uma longa espera. Vamos trabalhar para na próxima buscar uma medalha com cor diferente”, Grummy.

Sobre Grummy

Gustavo Guimarães tem 25 anos e já tem mais de 1.700 gols marcados em 16 anos de carreira, sendo artilheiro de diversos campeonatos e eleito MVP (melhor jogador do torneio) no Pan-Americano Junior de 2012, no Sul-Americano Junior de 2013 e na Copa UANA 2017 e 2019.

Entre as principais conquistas do jogador estão as medalhas de bronze Pan de Guadalajara 2011 e prata no Pan de Toronto 2015, o Prêmio Brasil Olímpico do COB de 2012 e 2018, o inédito bronze da Super Final da Liga Mundial e o título do Sul-Americano em 2014.

Em 2016, o jogador teve a honra de integrar a seleção olímpica de polo aquático do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em sua estreia nos Jogos, o atacante marcou 7 gols em 8 partidas.

 

——

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🔛 Katarine Monteiro
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474
www.onboardsports.net

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *