Perfil

fotoperfilb

Aos 23 anos, Gustavo Guimarães, mais conhecido como Grummy, é um dos principais destaques da seleção brasileira de polo aquático. Com 1.600 gols marcados em 15 anos de carreira, o atacante segue fazendo história junto com a atual geração da modalidade. Recentemente o jogador integrou o grupo que conquistou o inédito bronze da Super Final da Liga Mundial e também faturou a prata no Pan de Toronto 2015, sua segunda medalha na competição – a primeira foi um bronze em 2011, em Guadalajara.

Em 2016, o jogador teve a honra de integrar a seleção olímpica de polo aquático do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em sua estreia nos Jogos, o atacante marcou 7 gols em 8 partidas.

A maior inspiração de Gustavo Grummy vem da família. O avô, João Gonçalves Filho, participou de sete Olimpíadas e foi porta-bandeira do Brasil em 1968. Seu pai, Betão Guimarães, também se destacou na seleção nacional. Além disso, sua mãe, Cristina Guimarães, é treinadora de saltos ornamentais e seu irmão, Ricardo, é atleta de polo aquático e defendeu a seleção. “Tenho muito orgulho da minha família e por isso me dedico ao máximo, trabalho bastante para melhorar cada dia mais.”

O atacante já foi artilheiro de diversos campeonatos e eleito MVP (melhor jogador do torneio) no Pan-Americano Junior de 2012 e no Sul-Americano Junior de 2013. O bom desempenho ainda jovem também lhe rendeu a conquista do Prêmio Brasil Olímpico, considerado o Oscar do esporte brasileiro, oferecido ao melhor jogador de polo aquático da temporada 2012. Grummy têm dois títulos da Liga Nacional de Polo Aquático pelo E.C. Pinheiros e também se tornou bicampeão paulista e campeão brasileiro com o Sesi-SP. Na temporada 2015-2016, aconselhado pelo técnico da seleção Ratko Rudic, partiu para um intercâmbio na Europa, onde defendeu as cores do Pallanuoto Trieste, time da série A1 da Liga Italiana da modalidade. A temporada 2016/2017 será de jornada dupla. O atacante volta a defender as cores do E.C. Pinheiros em competições no Brasil e também passa a jogar pelo Quadis CN Mataró, time catalão da Divisão de Honra da Liga Espanhola de Polo Aquático.